AVCB: atente-se às orientações

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma das principais exigências para qualquer atividade. Ele garante que o local atende às exigências de segurança contra incêndio e é indispensável para a obtenção do Habite-se ou Certificado de Conclusão e também a licença de funcionamento do seu estabelecimento.

 

1 – Aprove seu projeto 

Ele relaciona todas as medidas de segurança necessárias para o grau de risco das atividades da empresa.

2 – Solicite a vistoria

Após a aprovação do Projeto as medidas previstas deverão ser implementadas e solicitada a Vistoria ao Corpo de Bombeiros.

 

3 – Fique atento às medidas de segurança:

  1. HIDRANTES: exigida para as edificações com mais de 750 m² de área construída a rede de hidrantes consiste em um reservatório de água, uma rede de tubulações e as respectivas saídas organizadas para atender um raio de 30 metros;
  2. ALARME DE INCÊNDIO: o sistema é formado por uma central, uma rede elétrica, os acionadores manuais e os dispositivos de alarme. A instalação segue as mesmas regras dos hidrantes. O raio de atendimento de cada acionador manual é de 30 metros, portanto onde é previsto 1 hidrante como regra também é previsto um acionador manual e uma sirene.
  3. EXTINTORES: exigidos em todas as edificações comerciais. Precisam passar por manutenção preventiva todo ano. Devem ser recarregados anualmente e estampar o selo do INMETRO. Como regra geral os extintores são dimensionados para que um operador não tenha que se deslocar mais de 20 metros para atingi-los e ao menos 1 de água de 10 litros e um de pó químico seco de 4 quilos para cada ambiente.
  4. SAÍDAS DE EMERGÊNCIA: devem ter largura mínima de 1,20m, livres e sinalizadas e bem iluminadas.
  5. ESCADAS: precisam ter largura mínima de 1,20 m. Não podem ter formato circular ou em leque. O piso deve ser antiderrapante e de material não combustível. Para escadas à prova de fumaça, é exigida a instalação de portas corta fogo ou muitas vezes a pressurização.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *