Tudo o que você precisa saber sobre licenças para decolar no setor de alimentação

Disposto a investir no mercado de alimentação? O sucesso do negócio depende de um conjunto de fatores, mas o pontapé inicial é checar itens fundamentais para garantir o funcionamento legal do espaço. Afinal, quando a atividade envolve qualidade e segurança alimentar, o cuidado deve ser redobrado. O funcionamento de restaurantes e redes de fast-food exige certificados, licenças, laudos e registros. Faça o download gratuito do material elaborado pela equipe da Soluções RI e confira quais são os documentos no link: goo.gl/skscCT

Neste texto você encontrará detalhes sobre:

– Habite-se: obrigatória para que qualquer imóvel seja considerado legal, a certidão atesta que o imóvel foi construído de acordo com as exigências estabelecidas pela prefeitura.

– Alvará de Funcionamento: concedido pela Prefeitura, o documento autoriza a instalação do estabelecimento no local. A licença comprova que a empresa está autorizada a exercer as atividades no endereço informado aos órgãos públicos.

– Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde: o alvará sanitário é exigência básica nos comércios varejistas de alimentos. Para manipular, preparar, vender ou armazenar o alimento é preciso solicitar a licença junto à Vigilância Sanitária, que deve ser renovada periodicamente.

– Atestados: alguns exames devem ser entregues periodicamente para comprovar a qualidade e a segurança do produto, como Atestado de Saúde Ocupacional. O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais também são exigidos pela Vigilância sanitária para impedir a transmissão de doenças por meio dos alimentos.

– Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água: atesta a potabilidade da água e garante que as atividades de higienização dos equipamentos voltados a manipular alimentos não comprometam a qualidade do produto. De acordo com a legislação, a caixa d´água deve ser higienizada a casa seis meses.

Fique ligado!
Procure fazer uma vistoria no local para verificar se está dentro das normas estabelecidas pela legislação. Dúvidas, fale com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *